A história da Casa de Serralves iniciou-se no início dos anos 20 do século XX depois de Carlos Alberto Cabral (1895-1968), 2º Conde de Vizela, ter herdado a quinta de veraneio da sua família. Homem culto e viajado, tinha uma atracção pela modernidade e pela vivência cosmopolita, aspectos que não se conciliavam com o clima cultural e social da cidade do Porto e aos quais não terá sido alheia a educação francesa e inglesa de que havia beneficiado durante a infância.
(…)
Ao lado de Blanche Daubin, com quem se viria a casar no início dos anos 50, o Conde ocuparia definitivamente a casa em 1944. Habitá-la-ia contudo por pouco tempo. Devido a dificuldades financeiras vendeu-a e ao resto da propriedade, a Delfim Ferreira, conde de Riba d´Ave antes de se estabelecer nos dois últimos andares de um prédio no Porto. O negócio previa contudo uma restrição: a propriedade não podia ser objecto de qualquer transformação. Até aos anos 80 o espaço permaneceria inacessível ao público até que, em 1986, o Estado (…) adquire a quinta aos herdeiros de Delfim Ferreira permitindo a sua abertura à cidade.
Em 1957, a propriedade foi adquirida pelo industrial Delfim Ferreira que a manteve praticamente na sua forma original até que, em 1986, a sua família a alienou.
Informações mais completas aqui.
Queiram por favor notar que esta é uma foto © Atlantys - Todos os direitos reservados!
O meu trabalho NÃO pertence ao domínio público!
Please be aware that this is a ©Atlantys All rights reserved photo!
My work does NOT belong to public domain!
2 comentários:
Passear naqueles jardins, faz de nós outras pessoas!
Sem dúvida, foi a minha primeira visita e sei que ficou muito ainda por conhecer mas adorei "perder-me" por ali =)
Enviar um comentário