quinta-feira, 25 de maio de 2006

Dia da Espiga...


40 dias após a Páscoa comemora-se, segundo o calendário cristão a Quinta-feira da Ascensão ou, segundo a tradição popular, o Dia da Espiga. Nas regiões rurais é o dia em que tradicionalmente se vai ao campo colher os elementos que compõem o ramo da espiga, que deve ser guardado (atrás de uma porta para dar sorte) até ao ano seguinte. Este ramo é composto por diversos elementos simbólicos como a espiga de trigo, um malmequer, uma papoila, um ramo de oliveira, um ramo de parreira e um pé de alecrim.
Cada um destes elementos representa o seguinte:
Espiga – Pão
Malmequer – Ouro e prata
Papoila – Amor e vida
Oliveira – Azeite e paz
Videira – Vinho e alegria
Alecrim – Saúde e força


A vossa estimada Atlantys Maria é uma mecinha muito urbana para quem o campo não tem grandes encantos (para não dizer que não tem nenhuns) mas, isso não me impede de já ter o meu ramo para levar para casa (pela módica quantia de 2 érios Photobucket - Video and Image Hosting). Segundo a minha própria tradição familiar, deve-se também neste dia comprar um pão, que se embrulha num pano branco e se guarda também até ao ano seguinte para que nunca falte comida em casa.

Apesar de não ser umas das felizes contempladas com um feriado neste dia desejo um FELIZ DIA DA ESPIGA aos meus estimados visitantes. Photobucket - Video and Image Hosting

Imagem daqui.

11 comentários:

Anónimo disse...

2 aérios?! Xiça...

maria inês disse...

bom dia, mecinha urbana, também já comprei o meu!

feliz dia para ti também!!!!

xung disse...

Inculta! >:/

Anónimo disse...

que boa lembrança. por cá não há raminhos à venda; não tem remendo esta terra : )
tudo de bom. M&M

Sara Mota disse...

Eu se estudasse onde moro também tinha direito a um feriado, sendo assim, chapéu... mas nã me importo :)*

Anónimo disse...

ahhh, por isso que é havia banquinhas de coisas dessas espalhadas na baixa aqui de setúbal...
*leva a mão à testa por ser uma rapariga tão fora dos costumes antigos*
como não eram dvd's e coisinhas assim, não me despertaram o interesse!
=P

Ricardo M. disse...

Aqui não houve espiga pa ninguém.

:(

Como tal tb se trabalhou, e pouco :p

Mas agora tb tou a beber um bela duma caipivodka com ananás qu'até estrala a bomba e rebenta no are.

Bjs chixinha, e eu logo te digo se nãn gostas do campo... bahhh

JC disse...

Ainda bem que os ramos têm os elementos todos incluídos. Imagina só o desgosto da tua família se atrás da porta visse um ramo composto só por folhas de Videira!!! :doh:

Atlantys disse...

kooka: Fui roubada, à tardinha custavam 1 ério humpfffffff >:|

anjodemonio: Bom dia e bom fds :-)

xung: Inculta o catano :muñeco_deitando_lingua_de_fora:

M&M: E que terra é essa? ;-)
Beijokas :-)

ATinha: Também não me ralei mto com o não-feriado, vingo-me p'o mês que vem lol

FunnyBunny: Mecinha distraída :-P

Bord@s: Tenho os meus motivos p'a não gostar do campo lol As alergias matam-me :'(

JC: Pronto... Tinhas que vir estragar a harmonia do post apfummm

JC disse...

Como diz o outro, "Eu li isto... eu li isto"... :'[

Atlantys disse...

Sabes ler? Coofff cooffff

lllooolll