quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

SPAM - Finalmente toda a verdade


SPAM é a designação universal atribuída a correio electrónico. São mensagens enviadas em massa, sem o prévio consentimento do destinatário, para vários endereços em simultâneo e são quase sempre de teor comercial e publicitário.

PRESUNTO PICANTE?
Originalmente, SPAM, foi o nome dado a uma marca de presunto picante (Spieced Ham) enlatado fabricado por uma empresa norte-americana que vende o produto desde 1937. É curioso como o nome de uma marca de comida enlatada se tornou sinónimo de uma das piores pragas da Internet.

SÉRIE DE TELEVISÃO?
Tudo se explica quando o grupo de comediantes Monty Python, num sketch de televisão “Monty Python´s Flying Circus” , na década de 70 (ver video), encena uma cena surreal num restaurante em que todos os pratos do menu incluíam SPAM. A empregada de mesa descreve aos clientes os prato, repetindo a palavra “spam” para sinalizar a quantidade de presunto que é servida em cada prato. Enquanto ela repete “spam” várias vezes, ouve-se um coro de Vikings cantar uma canção, cuja letra se reduzia praticamente à palavra “spam”. Naquela cena, “spam”, era algo não desejado, que estava em todo o lado e dificultava a comunicação.

AH! ENTÃO É ISSO...
Assim, alguns utilizadores começaram a relacionar a irritante e repetitiva música “spam”, com as mensagens também irritantes e repetitivas que bombardeiam as nossas caixas de correio electrónico mandadas por alguns utilizadores que anunciam produtos ou ideias. Assim, entre o SPAM dos Monty Python e o SPAM que diariamente invade as nossas caixas do correio, só existe em comum o exagero e a insistência.

Geralmente os spams, têm um carácter apelativo e na grande maioria das vezes são incómodos e inconvenientes, tornando-se assim num problema grave, pois as mensagens são mandadas continuamente, e é possivel que a nossa conta de correio electrónico ultrapasse a respectiva quota e comecemos a perder mensagens realmente importantes. É dificil avaliar a quantidade de SPAM em circulação, mas sabe-se que tem vindo a aumentar continuamente.

A liberdade de expressão dá às pessoas o direito de se expressarem livremente, mas não lhes dá o direito de obrigar os outros a ouvi-lo, que é o que os Spammers fazem. Assim, quem quiser publicitar alguma coisa, deverá suportar por si os custos e não deixar as despesas e o incómodo para os destinatários.


Mail de SPAM recebido na mailbox do estaminé!!! Ela também recebeu... Photobucket - Video and Image Hosting

9 comentários:

Anónimo disse...

O último que recebi prometia dotar-me a mim e à minha masculionidade dum precioso cumprimentos, passando a envergar um cavalar membro que ia daqui até ao próximo fuso horário.

E o anterior era um redutor de gases...

Anónimo disse...

Olá Atlantys

Completa e bem explicita, explicação acerca do SPAM.
Vou mais com mais conhecimentos do que quando entrei. :)))

Beijinhos

Anónimo disse...

Muito interessante esta explicação.
e o quanto temos de "presunto" nas nossas caixas de correio valha-nos Deus.
bjs.

Anónimo disse...

Uuuuuuuuui!!! Está a dar-me uma vontade tão grande de apagar este post!... ;P


(Agora vou comer qualquer coisita que o maldito post abriu-me o apetite. Ah! E a propósito: Vendo Renault 5 GTL de 1986 com 260.000 Kms. Telefone: 555-SPAMMED-YOU)

Anónimo disse...

upsss! e eu q substimava o dito SPAM

Anónimo disse...

isso é que é ironia..um mail spam a explicar o que é spam..hehe

Atlantys disse...

Gomezzz: Eu gostava de saber é porque é que foste o unico que não passou a anónimo lol

Bolas... e eu que gosto de responder individualmente... E agora que anónimos são vocês? O que é que se passou aqui? Esta mudança para o novo Blogger não augura nada de bom... Humpfffffffff

Consigo identificar os comentários do Rui (anónimo n.º 1) e do RiceMan (anónimo n.º 3), os outros deculpem-me mas não consigo saber quem são... Sniffffffffffffff

Rice Man disse...

Ehhhh láááá!... Já me reconhecem pelos comentários?! >_< Bolas! E eu que só andava preocupado com as impressões digitais...

Atlantys disse...

RiceMan: Atlantys Maria sabe tudo (ou quase tudo) LOL