segunda-feira, 13 de novembro de 2006

The Departed - Entre Inimigos

Leonardo DiCaprio é Billy Costigan, um polícia infiltrado num bando de mafiosos. Matt Damon é Colin Sullivan, um mafioso infiltrado na polícia. Jack Nicholson é Frank Costello, o chefe do bando de mafiosos. O argumento do filme é simples e pode resumir-se a algo parecido com “quem descobre quem em primeiro lugar”. No meio da luta dos “bons” contra os “maus” há também lugar para um triângulo amoroso em que dois dos vértices são obviamente o “bom” e o “mau”.
Sobre a história não vou contar nada para não correr o risco de estragar o efeito surpresa a quem for ver. Mas, num filme onde a história é meio “básica” como já referi sobressaem outros aspectos como as interpretações dos principais actores. Jack Nicholson e Matt Damon estão bastante convincentes nos seus papeis.
Depois de Gangs de Nova Iorque e Aviador, a relação Scorcese / DiCaprio tem mais um ponto alto em The Departed e, DiCaprio (que confesso ser um “odiozinho de estimação” antigo que “carrego” desde os tempos de Romeu e Julieta e Titanic) surpreende-me cada vez mais pela positiva e, qualquer dia convenço-me de que ele é de facto um actor a sério. Da realização de Scorcese destaco apenas o simbolismo da a imagem final (a ratazana contra a cúpula dourada do edifício governamental de Boston).




Imagem daqui.

4 comentários:

Miguel disse...

Também já vi algumas imagens e pareceu-me interessante!

Uma boa semana!
Bjks da Matilde e Cª!

Rice Man disse...

:D Compreendo esse 'odiozinho de estimação' que tens pelo DiCaprio. Costumava ter um pelo Brad Pitt mas raios me partam se o gajo não me conseguiu convencer que não é só uma carinha bonita! Já o DiCaprio ainda não conseguiu fazer isso... mas gostei muito da sua prestação no filme A Praia.

(Good to have you back, Atlantys!)

Atlantys disse...

Miguel: É deveras interessante, acredita =)
Bjks à Matilde e Cª.

RiceMan: Tenho mais odiozinhos de estimação no cinema e na musica mas ficam para mais tarde =P

(tankes a lotes :)* )

xung disse...

Para os meninos dos odiozinhos de estimação, ao DiCaprio e ao Pitt apenas dois títulos: "What's Eating Gilbert Grape" e "Twelve monkeys"... respectivamente!