segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Fitas (XXV)

Memoirs of a Geisha começa no Japão, anos antes da II Guerra Mundial, no final da época dourada das gueixas. Chyio é uma criança japonesa vendida pela família para trabalhar como criada numa casa de gueixas. Tomada sob a protecção de Mameha, mais tarde transforma-se em Sayuri, uma das mais famosas gueixas do Japão.

Mais do que uma história de amor, o filme dá-nos a conhecer o universo cultural do Japão e das gueixas e pode ser resumido num ideia: (...) gueixas não são cortesãs. Também não somos esposas. Vendemos as nossas habilidades, não os nossos corpos. Nós criamos um mundo à parte, um mundo de beleza. A palavra “gueixas” significa artista e, ser uma gueixas é ser vista como uma obra de arte em movimento (...)

Um dos filmes que mais bonitos que vi nos últimos tempos. Photobucket - Video and Image Hosting

Imagem daqui.

7 comentários:

Miguel disse...

È um ponto de vista ...!

Uma Boa semana!
Bjks da Matilde e cª!

Anónimo disse...

É um livro que está na lista.
E só depois o filme.

Ricardo M. disse...

Gostei muito de ler o livro e vou-me ficar p'lo livro mesmo :)

Rice Man disse...

Eh pá!... Não gosto nada quando isto acontece mas não tenho a mesma opinião, Atlantys. Achei o filme fraquinho. Vê-se que tentaram fazer um filme visualmente bonito mas, na minha opinião, só o conseguiram em duas ou três cenas. A história tem demasiados momentos mortos e os fãns da Ziyi Zhan que me perdoem mas está na altura de alguém lhe dizer que existe uma coisa chamada overacting!

Atlantys disse...

Miguel: Boa semana para vocês também =)
Bjks à Matilde & Cª.

KooKa: Eu fiquei com vontade de ler o livro agora, creio mesmo que vai ser a minha próxima compra =)

Bord@s: Se gostaste do livro sei que também vou gostar :mano_gémeo_separado_à_nasceça: ;)*

RiceMan: Cada cabeça sua sentença meu caro =P Eu gostei e mai nada =]

ponto azul disse...

Eu já vi o filme e gostei imenso, além de tudo foi realizado pelo Steven Spielberg...e como já tinha visto um documentário hiper, mega, fixe :-) interessante sobre as gueichas actualmente no Japão, gostei imenso!Bjs :-)

Atlantys disse...

ponto azul: Ora até que enfim alguém com a mesma opinião =P