quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Sempre pensei...

...que a finalidade de uma greve era a luta por melhores condições de trabalho/salariais (seja lá o que for) por parte dos trabalhadores que, através da paralisação prejudicavam a entidade patronal, levando a que esta acedesse a negociar. O que dizer de um comunicado de greve que diz prejudicar os utentes do serviço ao invés da empresa????





Há muita maneira de fazer greve sem prejudicar utentes... Num sector como o dos transportes seria tão fácil de arranjar essa alternativa... Por exemplo, ao invés de realizarem a greve nas horas de ponta (quando praticamente toda a gente utiliza passe), porque é que os senhores da Soflusa não fazem greve em horas normais, em feriados ou em fins-de-semana, altura em que a maioria dos passageiros compra bilhete? Não seria essa uma forma muito mais eficaz de prejudicar a empresa, causando um transtorno muito menor a quem precisa da m€rd@ dos barcos para vir trabalhar? Pessoalmente nem sequer me sinto muito atingida pela greve já que o Patrãozinho é bastante compreensivo e sabe que não posso fazer nada mas, na maioria dos casos não é assim...

Além do mais, dizendo que o período de greve é de duas horas por turno e, sendo o horário de greve este que vos mostro, quer-me parecer que os senhores da SOFLUSA não sabem fazer contas...




Desculpem-me se nada disto que estou a dizer faz muito sentido ou se, por acaso, estou a magoar a consciência social de alguém mas ao fim da 5.ª greve este ano (atenção que não é o 5.º dia de greve, mas sim a 5.ª greve) a minha consciência social foi dar uma ganda volta...

6 comentários:

Mariana de Barros disse...

Porcos estúpidos, é que eles são!

Anónimo disse...

eu de manhã ia comentar, mas óspoises tu varalhastezesme as boltas, por isso agora recuso-me! não digo nada!

maria inês disse...

não m'apetece mesmo comentar isto!

desculpa lá atlantys maria!!!

**:)))))

Rice Man disse...

O problema é que os utentes TÊM de ser prejudicados. Prejudicar só a entidade patronal através da paralisação para a levar a negociar é uma boa ideia na teoria, o problema é que nos dias que correm, as empresas só têm uma maneira de lidar com prejuízos – cortar no pessoal. Assim, a maior parte das greves tem como objectivo prejudicar o utente para que este faça pressão sobre as empresas de modo a que estas reponham os serviços tal como estavam até então. E para isso acontecer tem de haver a tal negociação.

É tudo uma grande treta, eu sei Atlantys. Que achas de eles mudarem o nome de SOFLUSA para SOFAZM€RD@?

Atlantys disse...

Começou bem... Só cheguei ao trabalho às 10h30m hoje.... Humpffffffffffff

cumixoso disse...

Rice Man, os utentes até não estão a ser "muito" prejudicados. Claro que levantar-me 45 minutos mais cedo e ir passear de autocarro até ao Seixal e depois ter que apanhar 2 Metros, é chato. Mas sabe qual é a "guerra" dos sindicatos? E sabe quantos sindicatos existem para os trabalhores da Soflusa? Se calhar mais que os funcionários... Esta "guerra" eles não podem nem devem vencer, porque senão é interminável. À 2 anos era pk os Mestres ganhavam os mesmo que os outros (vou fazer de conta que acredito) e queriam aumento para diferenciar. Quando ao fim de ano e meio tiveram o aumento, os sindicatos começaram a dizer que os outros tb mereciam... Não há pachorra!